terça-feira, 29 de abril de 2014

Cultura como Dominação e Controle - 3° Ano "A"

Ao analisar a cultura e a ideologia, vários altores procuram demonstrar que não se pode utilizar esses dois conceitos separadamente,pois há uma profunda relação entre eles,sobre tudo no diz respeito ao processo de dominação nas sociedades capitalistas.   
Vivemos num mundo de comunicações, uma realidade que faz parte da nossa vida desde pequenos: cotidianamente, entre outras atividades, vemos televisão, fazemos pesquisas na internet, conversamos com amigos por e-mail, msn ou sites de relacionamento, ouvimos música em fones de ouvido enquanto andamos nas ruas, vemos filmes e propagandas, lemos jornais e revistas, escutamos rádio. Estamos mergulhados tanto na cultura como na ideologia.  

Nos mais diversos filmes de ação, somos tranquilizados com a promessa de que o vilão terá um castigo merecido. Tanto nos sucessos musicais, quanto nos filmes, a vida parece dizer que tem sempre as mesmas tonalidades, e que devemos  nos habituar a seguir os compassos previamente marcados . Dessa forma nos sentimos integrados numa sociedade imaginária, sem conflitos e sem desigualdades.
O interessante nesse sentido, é sempre alienante, conduz a aceitação, e em nenhuma momento nos instiga a refletir sobre a sociedade em que vivemos. Por meio da sedução e do convencimento, a industria cultural vende produtos que devem agradar o público, não para faze-lo pensar com informações novas, mais para propiciar-lhe uma fuga da realidade. Tal fuga, segundo Adorno, faz que o indivíduo se aliene, para poder continuar aceitando como um " TUDO BEM " a exploração do sistema capitalista.

Ou seja, todos os dias nós somos " Dominados " ou " Manipulados ". Seja para comprar ,visitar, ler , assistir.
Enfim influencias existem muitas, mais influenciar não quer dizer obrigar.



Equipe: Nívea, Ariane, Paloma, Marília Rodrigues, Rogéria, Janiéliton, Samara,Vitória e Weverton

Abaixo o link do vídeo sobre o tema.
                     (  https://www.youtube.com/watch?v=aM7b_RUfVnM )

Um comentário: