quinta-feira, 8 de maio de 2014

Cultura Virtual 2ª "A"

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/colunas/roselysayao/2014/02/1413754-a-cultura-do-mundo-virtual.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.Que tal trocar a caneta e o papel pelo teclado na hora de elaborar a ata da reunião de planejamento, organizar um espaço de formação tecnológica para os professores dentro do horário coletivo de trabalho ou incentivá-los a construir planilhas de acompanhamento do aprendizado dos alunos no computador? Essas ações podem quebrar a resistência da equipe e criar um ambiente favorável para desenvolver e fortalecer em sua escola o hábito de usar a informática nos processos do dia-a-dia. Os gestores podem e devem favorecer a utilização de novas mídias ao lançar mão de estratégias como essas. Léa Fagundes, da Universidade Federal do Rio                                                                                                                        Segundo  teclado na hora de elaborar a ata da reunião de planejamento, organizar um espaço de formação tecnológica para os professores dentro do horário coletivo de trabalho ou incentivá-los a construir planilhas de acompanhamento do aprendizado dos alunos no computador? Essas ações podem quebrar a resistência da equipe e criar um ambiente favorável para desenvolver e fortalecer em sua escola o hábito de usar a informática nos processos do dia-a-dia. Os gestores podem e devem favorecer a utilização de novas mídias ao lançar mão de estratégias como essas, pois antes de tudo é preciso facilitar o acesso. Alguns diretores impedem que o laboratório seja usado, com medo de os alunos danificarem os equipamentos. Entremos em um acordo e defendemos a tese que o mundo está se envolvendo em novas tecnologias, contudo deixam de se comunicar com seus familiares e amigos o que destrói a sociedade atualmente. Se bem que todo individuo possui direito de esta atualizado com essas novas informações, porem devem e podem usar com consciência, já que a cultura virtual abrange todo os países globalizados e desenvolvidos. Portanto, toda cultura necessita de interação de comunicar-se entre os indivíduos e discutir os problemas sociais de forma que, entre em consenso  a trazer respostas para esses problemas. No entanto, entremos em contato não só com esta cultura mais as outras existentes.



Equipe: Jaciel Mariano, José Francibruno, Wédson Galdino, Maksuel Silva,Vinicius Vanduir, Claudinei Lima, Cicero Fernandes e Samuel




segunda-feira, 5 de maio de 2014

Cultura Popular e Erudita 2ª "A"

Cultura Popular


A cultura popular aparece associada ao povo, às classes excluídas socialmente, às classes dominadas. A cultura popular não está ligada ao conhecimento científico, pelo contrário, ela diz a respeito ao conhecimento vulgar ou espontâneo, ao senso comum.


A cultura popular é conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição mas incorpora novos elementos culturais. Muitas vezes a incorporação de elementos modernos pela cultura popular (como materiais como plástico por exemplo) a transformação de algumas festas tradicionais em espetáculos para turistas (como o carnaval) ou a comercialização de produtos da arte popular são, na verdade, modos de preservar a cultura popular a qualquer custo e de seus produtores terem um alcance maior do que o pequeno grupo de que fazem parte.
Exemplos de manisfestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas , lendas urbanas, superstições, etc.

Cultura Erudita

Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma elite social, econômica,
 política e cultural e seu conhecimento ser proveniente do pensamento científico, dos
 livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral (erudito significa que 
tem instrução vasta e variada adquirida sobretudo pela leitura). A arte erudita e de 
vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias
 ou grandes exposições, público e divulgação. 

A cultura erudita exige um alto grau de instrução, de formação específica, de
 conhecimento de história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos
 artísticos, da própria história geral, etc. Consequentemente acaba sendo mas elaborada.

Diferença entre cultura Popular e Erudita

A Cultura popular e cultura erudita podem ter a mesma sofisticação, mas na sociedade não possuem o mesmo status social - a cultura erudita é a que é legitimada e transmitida pelas escolas e outras instituições. É importante ressaltar que os produtores da cultura popular não têm consciência de que o que fazem têm um ou outro nome e os produtores de cultura erudita têm consciência de que o que fazem tem essa denominação e é assunto de discussões, mesmo porque os intelectuais que discutem esses conceitos fazem parte dessa elite, são os agentes da cultura erudita que estudam e pesquisam sobre a cultura popular e chegam a essas definições.








Equipe: Tamires, Maria de Lurdes, Jaquelliny, Fabiana